Bem-vindo(a)s!

Notícias, curiosidades, teorias...! Vamos aumentar nossos conhecimentos? :)

terça-feira, 30 de julho de 2013

Ondulatória

Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Seja ela, uma onda do mar ou até mesmo uma onda eletromagnética, como a luz.

 Chamamos de Fonte qualquer objeto que possa criar ondas. A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, seja ela qual onda for, não transporta matéria.

Exemplo: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocará ondas na água, pois houve uma perturbação. Essa onda se propagará para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir na borda. Uma sequência de pulsos formam as ondas.






Classificação das ondas segundo a sua Natureza

- Ondas mecânicas São aquelas que precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda etc.
- Ondas eletromagnéticas São aqueas que não necessitam de um meio material para se propagar, ou se propagam em meios materiais. Por exemplo: luz, raio-x , sinais de rádio, etc. 

Classificação em relação à direção de propagação 

Segundo as direções em que se propaga, as ondas podem ser dividas em três categorias,

- Ondas unidimensionais: Só se propagam em uma direção (uma dimensão), como uma onda em uma corda.


- Ondas bidimensionais: Podem se propagar em duas direções (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água.




- Ondas tridimensionais: Estas se propagam em todas as direções possíveis, como ondas sonoras, a luz, etc. 




Classificação quanto a direção de propagação

- Ondas longitudinais: Nas ondas longitudinais, a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Exemplos de ondas longitudinais são as ondas sonoras (o alto falante vibra no eixo x, e as ondas seguem essa mesma direção), etc.
- Ondas transversais: Nas ondas transversais, a vibração é perpendicular à propagação da onda. Ex.: ondas eletromagnéticas, ondas em uma corda (você balança a mão para cima e para baixo para gerar as ondas na corda).







Características das ondas



Todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:

Frequência: é o número de oscilações da onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.


f = 1/T





Período: é o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. No SI, é representado pela letra T, e é medido em segundos.

T = 1/f



Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pela letra grega lambda (λ)



Amplitude: é a “altura” da onda, é a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.






Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equação fica:


v = λ / T ou    v = λ . 1/T ou ainda v = λ . f







Referências: 


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como funciona um forno microondas?


Prático, rápido e muito útil. O forno de microondas, sem dúvida, é uma das maiores invenções do século XX. Nele você pode rapidamente esquentar os mais variados tipos de alimentos, sem sujar panelas, nem sua cozinha, através das microondas. Mas como é que ele faz isso?

Tudo começou quando o físico Albert Wallace Hull criou o Magnetron, que é um gerador de microondas para radares. No entanto, ele percebeu que um copo de leite se aquecia, quando próximo ao Magnetron. Em 1950 surge o primeiro forno de microondas.

O magnetron recebe energia e gera dentro do aparelho ondas eletromagnéticas com a mesma frequência de ressonância das moléculas da água. Essas ondas são refletidas várias vezes nas paredes metálicas do forno sobre o alimento, fazendo vibrar as moléculas de água contidas nele. A fricção entre elas produz calor, cozinhando o alimento.
As microondas não fazem as moléculas de vidro ou plástico vibrarem, ou seja, elas não aquecem no interior do forno. Elas também penetram na comida, cozinhando de dentro pra fora.
Para evitar o vazamento das microondas, junto ao vidro da porta há uma placa de metal com espaços menores de que as microondas, impedindo-as de sair. 



Curisidades

– Porque não ouvimos a luz e vemos o som se ambos são ondas?


“Tanto a luz como som são ondas, porém nós não conseguimos ouvir a luz pelo fato dela ser uma onda eletromagnética, que é proveniente da oscilação entre um campo elétrico e um magnético, e apenas nossos olhos possuem receptores para captar essas ondas. Já o som é uma onda mecânica, causada pela perturbação de um meio material, como ar, que faz vibrar nosso tímpano transmitindo o som para outros receptores em nossos ouvidos.”

Ondas Solares


Fonte: Google

Dica do dia

Nossa primeira dica do blog é o livro "A história da física" de Anne Ronney, pela editora m.BOOKS


 A História da Física vem com uma temática diferente nos ensinando tudo sobre o é de mais relevante e importante para sabermos o básico da física. Vem recheado com gravuras e quadros informativos  muito interessantes que substitui páginas e páginas de textos cansativos, dando dinâmica ao livro.



Os assuntos abordados vai do nascimento da física até a física moderna, passando por óptica, mecânica e astronomia. Cita nomes conhecidos como: Albert Einsten, Galileu Galilei.

  

Enfim, está de parabéns a autora pela boa síntese dos assuntos. Super recomendo!!

Fonte: http://papofisico.tumblr.com/
Nosso primeiro Papo Físico Recomenda é sobre o livro "A História da Física" de Anne Rooney, pela editora m.BOOKS.
PFR! #01 - Livro “A História da Física" de Anne Rooney Nosso primeiro Papo Físico Recomenda é sobre o livro "A História da Física" de Anne Rooney, pela editora m.BOOKS.vvv

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quem somos?

Blog criado pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Nominando, do 2º ano A, (Água  Branca- PB) com o intuito de levar conhecimentos da física moderna  e entre outros assuntos, para nossos internautas, com muita interatividade e dinâmica.

Enfim, quem somos?

Amanda Ferreira Freire : Paulistana, 15 anos.





Brunna Kelly Correia Pereira: Aguabranquense 15 anos


Isabelle Silvério Tenório : Pessoense, 15 anos.


José Gustavo Gomes de Andrade : Aguabranquense,15 anos.


José Raiff Melo da Silva : Aguabranquense, 16 anos.



Bem - vindo(a)s !