Bem-vindo(a)s!

Notícias, curiosidades, teorias...! Vamos aumentar nossos conhecimentos? :)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como funciona um forno microondas?


Prático, rápido e muito útil. O forno de microondas, sem dúvida, é uma das maiores invenções do século XX. Nele você pode rapidamente esquentar os mais variados tipos de alimentos, sem sujar panelas, nem sua cozinha, através das microondas. Mas como é que ele faz isso?

Tudo começou quando o físico Albert Wallace Hull criou o Magnetron, que é um gerador de microondas para radares. No entanto, ele percebeu que um copo de leite se aquecia, quando próximo ao Magnetron. Em 1950 surge o primeiro forno de microondas.

O magnetron recebe energia e gera dentro do aparelho ondas eletromagnéticas com a mesma frequência de ressonância das moléculas da água. Essas ondas são refletidas várias vezes nas paredes metálicas do forno sobre o alimento, fazendo vibrar as moléculas de água contidas nele. A fricção entre elas produz calor, cozinhando o alimento.
As microondas não fazem as moléculas de vidro ou plástico vibrarem, ou seja, elas não aquecem no interior do forno. Elas também penetram na comida, cozinhando de dentro pra fora.
Para evitar o vazamento das microondas, junto ao vidro da porta há uma placa de metal com espaços menores de que as microondas, impedindo-as de sair. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário